quarta-feira, 19 de novembro de 2008

10 - O Enamorado – Arcano VI

“ O lunático, o enamorado e o poeta
Todos têm a imaginação compacta... “
Shakespeare




Detalhes Importantes:
A direção da flecha;
As cores do raio do sol;
As várias cores da figura central;
As várias cores predominantes nas figuras laterais.


Simbolismo da carta:
A figura central representa o ser humano, sua roupa tem listras de várias cores, onde não há predominante, ou seja, representa a indecisão. A figura do lado esquerdo, com predominância do vermelho representa a mãe ( ou o vício, aquilo que prende o ser humano ) e a figura da direita representa a amada ( ou virtude, aquilo que tenta levar o ser humano a buscar uma ascensão ). Repare que o vício ( vermelho ) aponta para as partes genitais enquanto que a virtude ( azul ) aponta para o coração. Sob o contexto figurativo, o Enamorado olha para a esquerda, ou seja, o vício e o cupido aponta a sua flecha para o enamorado e a virtude. O cupido tem ao fundo o “ Fogo Lunar “. O “ Fogo Lunar “ representa uma “ doação “ de sentimento fazendo com que o ser humano cada vez mais indeciso, tenha uma “ ajuda “ do cupido, fazendo com que seja tomada uma atitude que vise a melhor escolha. O cupido tem forma carnal ( cor de pele ), tem asas azuis e seu arco-e-flecha são brancos, isso representa que alguém espera para que tenha uma oportunidade de ajudar o Enamorado contando para ele a essência do que está acontecendo. O chão aos pés do Enamorado é amarelo, representando que ele seguirá o caminho da razão. Simbolicamente falando, a figura olha para a esquerda e está em pé, ou seja, essas decisões sobre fatos atuais serão resolvidos em pouco tempo mas ainda se prendem a antigos vícios e concepções.


Aspectos Analíticos:



A direção do olhar da figura central.


Posição Correta: Necessidade de decisões e escolhas responsáveis, ajudas de última hora, escolha de relacionamento, escolhas em todos os sentidos, casamento, decisões tomadas com a emoção e não com a razão, revelações vindas sem aviso.
Posição Invertida: Irresponsabilidade, escolhas irresponsáveis, vícios, hipocrisia.
Sentido Esotérico: Luta interior para chegar a uma decisão sobre aspectos complementares ( físico e espiritual, atividade e passividade, vício e virtude).
Conselho: Tente ser imparcial e julgue o que você achar correto pelo seu coração.
Características Psicológicas: ser humano que em momentos de indecisão recorre ao coração para fazer a coisa certa.

Nenhum comentário: