quarta-feira, 19 de novembro de 2008

13 - O Eremita – Arcano VIIII

“ Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, acorda. “
Jung





Detalhes importantes:
A lanterna;
A bengala;
As cores predominantes.


Simbolismo da carta:
O Eremita tem a predominância do seu manto azul, denotando uma profunda passividade e introspecção, aliás, característica de um eremita; mas essa passividade é apenas externa pois internamente suas vestes são vermelhas, mostrando atividade, ação. O interior do seu manto é verde e amarelo indicando que esta ação é governada por sua consciência e sua mente ( inteligência ). Temos até aqui o Eremita como ele é, ou seja, uma pessoa ativa que através da mente consegue concentrar seus esforços e energias em si mesmo através da introspecção. O capuz do Eremita é quase que totalmente vermelho indicando que mesmo aparentando pouca atividade física tem muita atividade mental, mas não uma atividade qualquer, é uma consciência do que fazer. Repare também na fisionomia do Eremita que representa o conhecimento adquirido através da inteligência. O capuz do eremita está caído representando que ele está se mostrando aos outros. A lanterna em sua mão representa a busca de todo o ser humano pelo auto-conhecimento. As cores vermelhas e amarela da lanterna representa que ele se utiliza da atividade mental para encontrar o que procura. O bastão é segurado firmemente pelo Eremita, serve de apoio para continuar a sua busca. O bastão encosta no chão amarelo, ou seja, na inteligência, na mente, essa mente por onde ele se guia é a mente universal, a sua própria mente, é o inconsciente coletivo. O eremita encontra apoio em algo que as pessoas há muito tempo esqueceram, ou seja, a verdadeira pureza do ser. O que ele procura, na verdade, não pode ser encontrado enquanto ele estiver preso ao seu corpo material e com limitações, mas mesmo assim ele persiste, pois essa busca mesmo que impossível é a sua vida. O Eremita está totalmente virado para a esquerda, representando que a sua busca é de algo do passado, algo esquecido. Mas não se deve esquecer que esta preocupação com o passado pode atrasar o seu desenvolvimento.


Aspectos Analíticos:




A direção do olhar;
A posição da figura.

Posição Correta: Prudência, “ morte “ social, retirada da vida, “ fuga “ da sociedade com o objetivo de se purificar, sabedoria, silêncio,espírito de sacrifício.
Posição Invertida: Avareza, falta de sinceridade, sentimentos escondidos, misantropia, procura de proteção, atos imprudentes, imaturidade.
Sentido Esotérico: Preocupações com o passado podem atrasar o desenvolvimento espiritual do homem; exageros à parte, representam as bases deste mesmo desenvolvimento.
Conselho: Desligue-se do passado e invista firmemente no que você acredita pois só assim conseguirá seus objetivos.
Características Psicológicas: Representa o homem amigo de todos e que ao mesmo tempo não se relaciona com ninguém, vive fechado dentro de “ si mesmo “, acredita em coisas certas mas que não tem utilidade no nosso mundo utilitarista ( por isso ele se fecha, os outros não lhe dão ouvidos ), pessoa que procura alguém para se abrir mas essa procura é difícil. É, em geral, um bom conselheiro, mas esteja sempre pronto à ouvir o que ele diz, mesmo que ele aparente não ligar para os outros, ele se preocupa com todos, por isso está sempre pronto a ajudar.

Nenhum comentário: