quarta-feira, 19 de novembro de 2008

14 - A Roda da Fortuna – Arcano X

“ Tudo vai, tudo volta;eternamente gira a roda do ser...
Tortuoso é o caminho da eternidade. “
Nietzche




Detalhes importantes:
O ciclo que se forma;
A figura azul com as asas vermelhas, coroada e com uma espada;
A figura cor de pele que desce;
A figura amarela que sobe.


Simbolismo da carta:
Este arcano é particularmente interessante e aparentemente difícil porque ele é uma carta basicamente interpretativa e imaginativa. A descoberta de seu significado é feita basicamente por associações e combinações de elementos, tanto da vida cotidiana quanto alguns dos elementos simbólicos dados.
Quando Jesus Cristo “ morreu “ ele foi crucificado e a cruz prendeu o seu corpo deixando o espírito se elevar para depois ressuscitar. Se repararmos bem, as bases que prendem a Roda no chão são cruzes invertidas, ou seja, prendem o corpo do homem enquanto seu espírito desce e depois volta para prejudicar o próprio corpo. Repare que o círculo fica entre as duas cruzes e que ele gira. Repare também que você não vê a outra parte de uma das cruzes ( a que está depois da roda ) porque ela não existe, o homem na verdade não se prende a situações ruins se ele não quiser, ele está assim porque se deixou envolver e se deixou manipular. Os raio da Roda em número de seis significam obstáculos internos e/ou externos que terá que vencer, mas estes obstáculos estão disfarçados pois a cor central que representa atividade é seguida pela azul e pela branca que representa o essencial, a ingenuidade. Somente essa cor branca ( a mais externa ) é a que o homem consegue ver neste estado, ou seja, enquanto ele acha que está tomando as decisões certas ele na verdade está mascarando as suas verdadeiras decisões. Observe também que a manivela que move a Roda é amarela, o que confirma sua decisão consciente.
Agora vamos passar à análise dos seres do arcano: o ser de cima coroado em amarelo ( inteligência fictícia ) representa o ser que desceu dos infernos e voltou a fazer com que o homem descesse também e depois subisse para fazer outros descerem criando assim um círculo vicioso que tende a levar o homem à degradação. Repara nas cores da asa e do corpo que entram em conflito pois as asas querem assumir outras posições “ boas “ ou más ( devido à cor vermelha ) e tende ao movimento. O corpo, por outro lado, tende a ficar no lugar, lugar este que pode ter sido conquistado até mesmo pela violência ( espada ). Repara que este ser está em cima de uma tábua e que não pode se equilibrar em um círculo, pelo menos não com essa luta interna entre corpo e asa, essa luta leva à um desequilíbrio em relação à tábua e logo à queda. O ser do lado esquerdo representa o que foi dominado e que agora desce para ficar igual ao primeiro. O ser do lado direito representa o que entrou nesse círculo e que provavelmente será dominado pelo ser de cima, repare que este ser embora animalesco, é espiritual ao contrário do outro que é simiesco e representa o homem na sua forma animal. Repare que todas as criaturas têm seus rostos deformados e que suas cores vitais são basicamente as mesmas.


Aspectos Analíticos:




A roda ( círculo );
As cruzes invertidas que sustentam a roda;
Os raios da roda em número de seis;
A direção do olhar.

Posição Correta: Período de instabilidade, falsidade, mudança, ilusão, enganação, “cegueira“ espiritual ( achar que tudo vai bem quando tudo vai mal ), domínio por influências negativas, comodidade ( no sentido de permitir situações prejudiciais ), jogos.
Posição Invertida: Não tem significado.
Sentido Esotérico: Representa a tentativa das forças malignas de se apossarem do homem a fim de o igualarem a elas próprias, fazendo com que ele fique preso num círculo vicioso que só com muita per4sistência poderá se livrar.
Conselho: Aconselha-se a que se abra os olhos para enxergar a verdade e que tente ver as coisas sob um outro ponto de vista.
Características Psicológicas: Representa o homem preso a situações que o prejudicam mas ele insiste em que elas perdurem pois em determinados momentos ele se sente com um “ sucesso “, que é ilusório. Representa, portanto, a pessoa envolvida com jogos, drogas e vícios em geral.

Nenhum comentário: