quarta-feira, 19 de novembro de 2008

16 - A Força– Arcano XI

“ Do comedor saiu comida, e do forte saiu doçura. “
Juízes 14:14




Detalhes importantes:
A figura domina o leão sem esforço;
O leão não tenta fugir;
A predominância do azul;
Os braços amarelos.


Simbolismo da carta:
Na cabeça da figura encontra-se a Lemniscata em amarelo e verde, representando boas atitudes tomadas com calma e sempre bem pensadas. O vestido da figura é azul, ou seja, representa passividade, feminilidade, mas apenas no interior pois externamente não é assim já que a figura está coberta com um manto vermelho que significa atividade, ação. Repare que no meio do vestido existe uma tira em amarelo que confirma o significado da Lemniscata representando atitudes calmas e pensadas. Os braços que seguram o leão são amarelos e o leão é amarelo e cor de pele, isto significa a atuação de forças mentais, inteligência sobre os instintos , a parte animal do ser humano. O leão representa as atitudes tomadas irracionalmente, de imediato; e essas atitudes só podem ser controladas pela interferência de uma força ou vontade superior. As mãos significam ainda que o controle sobre sobre os instintos podem ser feitos com a força física. Repare que a figura parece dominar o leão com facilidade representando que o controle dos instintos será conseguida facilmente. A figura está em pé representando que o domínio dos instintos humanos está muito próximo. Repare que a figura está virada para a direita ( futuro ) e seu olhar está para baixo ( passado ) representando a sua adequação à nova perspectiva de vida e o abandono de seus instintos instáveis, que vão ficando para trás.


Aspectos Analíticos:



O chapéu forma a Lemniscata;
Os ombros formam um semi-círculo;
A direção do olhar;
A posição da figura.

Posição Correta: Algo deve sofrer uma transmutação, utilização racional da força, reconhecimento de suas vantagens e desvantagens, domínio do espírito pela ação de uma força superior, uso da força pela negação de seu emprego.
Posição Invertida: Domínio das coisas materiais, dos instintos, com inversão da ordem de valores.
Sentido Esotérico: Mostra a constante luta entre o bem e o mal, das forças espirituais sobre a matéria.
Conselho: Não se deixe levar pelos instintos e procure tomar atitudes com calma após um pensamento e verificação das conseqüências dessas atitudes.
Características Psicológicas: Representa a pessoa que se controla para não se deixar levar por atitudes impulsivas. Ela poderia muito bem usar da força mas prefere usar a cabeça, é valente mas não usa sua valentia de forma desmedida e desorientada.

Nenhum comentário: