quarta-feira, 19 de novembro de 2008

17 - O Enforcado – Arcano XII

“ ... não é a sangria que chama o poder. É o consentimento. “
Mary Renaut



Detalhes importantes:
Os ramos da árvore, cortados;
A corda prende levemente os pés da figura;
A tranqüilidade da figura;
As plantas na base da árvore.


Simbolismo da carta:
Os pés representam inatividade, ou seja, indiferença em relação à posição em que se encontra. A diversidade de cores da roupa mostra que apesar da vontade de se libertar ele continua preso, embora haja vontade de sair desta posição, não existe empenho para isso. As pernas cruzadas representam o quadrado da matéria, a cabeça e os ombros formam um triângulo descendente. Na seqüencia, temos o quadrado indo em direção ao triângulo, ou seja, essa materialização ou decadência espiritual é feita pela própria pessoa que não quer se libertar. Repare que esta situação pode ser corrigida pois os pés estão amarrados de forma despreocupada. Os botões da figura são brancos denotando a ingenuidade da situação. Duas plantas crescem no chão para formar o local onde o enforcado se encontra, essas plantas deveriam ser verdes mas são amarelas, o que confirma a lucidez ( consciência ) da pessoa. Repara que a planta tentou crescer e foi cortada ( não permitiu a si mesmo uma solução ) e o lugar do corte ficou vermelho ( as tentativas de regeneração foram prejudicadas pelo excessivo materialismo. Reafirmando a incrível essência material desta carta, a figura se encontra dentro de um retângulo ( mundo material ) que a envolve inteiramente. A solução se encontra perto do Enforcado porque as extremidades do retângulo são verdes. A figura, além de estar de frente, olha para frente mostrando o caráter atual da situação.


Aspectos Analíticos:



A cabeça e os braços formam um triângulo descendente;
A forca e as pernas formam um quadrilátero;
A direção do olhar;
A posição da figura.


Posição Correta: Desconhecimento do próprio caos interior, crise interna que pede imediata resolução, sentimento de impotência com relação a alguma situação, materialismo, passividade.
Posição Invertida: Tentativa de solucionar o problema, de auto-correção.
Sentido Esotérico: Laços que o prendem a matéria impedem o desenvolvimento espiritual e o jogam cada vez mais para baixo, deixando-o incapaz de mudar, o homem primeiro deve “ morrer “ para a matéria a fim de poder ingressar no mundo espiritual.
Conselho: Avalie o que você tem pois tudo o que você precisa para se libertar está em suas mãos.
Características Psicológicas: Pessoa inerte,que não está nem aí com sua situação ruim e não se esforça para mudar, conformada com as coisas ruins que lhe acontecem, essencialmente material, covarde ( tem tudo o que precisa para vencer mas mesmo assim não tenta.

Nenhum comentário: