quarta-feira, 19 de novembro de 2008

18 - A Morte – Arcano XIII

“ Enquanto não morreres e não tornares a levantar-te,
serás um estranho para a terra escura “
Goethe




Detalhes importantes:
A foice;
As cabeças;
Os pés e mãos cortados no chão;
O pé esquerdo atravessado pela foice;
O chão é negro;
As plantas azuis e amarelas.


Simbolismo da carta:
A Morte, também chamada de O Ceifador é representada por um esqueleto que vem cortar os laços que prendem o homem a este mundo. O esqueleto, símbolo da morte , tem partes de seu corpo envolvido por carne para mostrar que esta figura é o próprio ser humano e que só dele dependem as mudanças em sua vida. As mudanças são representadas pela foice que deve retirar o antigo para que o novo possa surgir. A foice tem a lâmina vermelha e o cabo amarelo, essas tonalidades representam que essa mudança tem uma base, um objetivo, um motivo ( o cabo amarelo ) e que pode vir a ser feita de modo impulsivo mas não precipitado. O apoio para o braço no cabo da foice mostra que os objetivos que movem esta mudança são corretos ( embora nem sempre entendidos ). Apesar de ser uma mudança consciente, devido ao chão negro, você não poderia dizer o que encontrar se não fosse pela Lemniscata escondida na formação de braços da figura, ou seja, quando ocorrer esta transformação a Lemniscata surgirá para que possa ter início novos tempos. As partes humanas e os ombros no chão mostram que muitas coisas adotadas anteriormente terão de ser abandonadas para servirem de base para que uma nova mentalidade possa surgir ( os membros servirão de adubo para a próxima colheita ). As plantas amarelas e azuis no chão mostram que a nova plantação quer surgir mas apesar da vontade ainda não encontrou motivação. Devido a este crescimento já estar se perpetuando, a transformação se torna inevitável. As cabeças ( lua e sol ) representam polaridades que se complementam ( Yin e Yang ) para a formação do novo. O pé esquerdo cortado pela foice representa que a pessoa pode se ferir com esta transformação mas ainda assim ela valerá a pena. A sombra negra no rosto representa a cegueira perante a situação, ou seja, uma espécie de não aceitação. A figura está virada para a direita, representando o futuro, e em pé representando acontecimentos atuais, ou seja, essa mudança irá ocorrer mas a pessoa irá se tornar consciente disso apenas após algum tempo.


Aspectos Analíticos:



A Lemniscata formada pelos ombros e braços;
A direção do olhar;
A posição da figura.


Posição Correta: Representa as tempestades da vida, as mudanças, transformações, destruição das ilusões.
Posição Invertida: Após a tempestade vem a bonança, chega o período de florescer, de despertar, representa fertilidade, desenvolvimento.
Sentido Esotérico: É chegada a hora de uma transformação de fato, no sentido de uma regeneração, após o reconhecimento dos erros anteriormente adotados.
Conselho: Aceite os novos acontecimentos e não tente barrá-los pois é um esforço inútil, saiba que mesmo que você talvez não enxergue os benefícios que ele te trará, futuramente você os verá com clareza.
Características Psicológicas: Representa a pessoa inconstante, que tem bruscas mudanças de humor, uma hora acha uma coisa e na outra acha uma totalmente diferente.

Nenhum comentário: