quarta-feira, 19 de novembro de 2008

23 - A Lua – Arcano XVIII

“ Um sítio selvagem! Tão sagrado e encantado
Quanto o que, alguma vez, sob a lua minguante, foi assombrado
Por uma mulher chorando o seu amante-demônio. “
Coleridge



Detalhes importantes:
A lagosta na lagoa;
As gotas que sobem;
As plantas no chão.


Simbolismo da carta:
Os dois animais da carta representam o próprio ser humano. As gotas que sobem em direção à lua são as forças que se esvaem, que são sugadas. As diferentes cores das gotas representam os diferentes tipos de emoção perdidas. Os animais veneram a lua, que lhes toma energia, representando que o ser humano sabe quem lhe rouba as forças mas mesmo assim permite ser sugado e não toma nenhuma atitude. O chão amarelo reafirma que a pessoa sabe sobre esta perda, pois ele demonstra uma opção consciente. Os castelos amarelos representam as defesas do ser humano que já estão dominadas pela atitude consciente de ser subjugado. A lagoa tem águas paradas e é azul, bem como a lua, mostrando enorme passividade e falta de iniciativa de se libertar desta situação. As plantas mostram que existe uma pequena tentativa de regeneração ( reerguimento ) mas está sendo dominado pela vontade de não mudar. A lagosta na lagoa é o câncer.
OBS.: Lembre-se de que a lua comanda as marés, tornando-as altas ou baixas ( personalidades inconstantes )
OBS.:Seria interessante, para melhor compreensão do arcano, o estudo do signo de câncer.


Aspectos Analíticos:



A direção do olhar da lua.

Posição Correta: Excesso de imaginação, exposição a perigos ( drogas, alcoolismo e vícios em geral ), mudança de humor, instabilidade, fanatismo.
Posição Invertida: Decepção, ilusão, exploração exposição à perigos físicos.
Sentido Esotérico: Representa o ser humano sendo imensamente prejudicado por uma atitude consciente, mas apesar de já ter se dado conta disso ele prefere continuar pois tem uma idéia fixa de que esta situação é benéfica ou, pelo menos necessária.
Conselho: Repense suas atitudes com imparcialidade para que consiga detectar na sua vida o que te prejudica, mesmo que isso vá contra suas opiniões atuais.
Características Psicológicas: Representa um típico drogado ou fanático, que sabe ou que sabe e prefere não acreditar que o que ele faz o prejudica. Sabendo ou não ele não toma atitude nenhuma.

2 comentários:

Marco Funchal disse...

me esclareceu muitas dúvidas sobre a carta da lua, que digo ser sempre uma carta instintiva.

Kayocartomante disse...

Melhor Simbologia da lua Descrita até hoje que li Obrigado.