quarta-feira, 19 de novembro de 2008

26 - O Mundo – Arcano XXI

“ No ponto imóvel do mundo que gira.
Nem carne, nem sem carne;
Nem de nem para; no ponto imóvel, lá está a dança,
Mas nem parada nem movimento. “
T.S.Eliot



Detalhes importantes:
O bastão;
A nudez da figura;
Os quatro elementos disfarçados;
As pernas representam o inverso do enforcado.


Simbolismo da carta:
O ser humano é representado pela mulher, ela tem em sua mão um bastão ( força intelectual ). A mulher está nua, mostrando sua pureza e aceitação ( alma aberta ). A guirlanda circular em que a mulher está tem as cores azul, vermelha e amarela, em equilíbrio, representando atividade e passividade dominadas pela inteligência. O círculo representa a perfeição espiritual, ele está rodeado pelos quatro elementos da natureza, que se juntam formando o quinto, o éter ( visto no arcano XVII ). O elemento ar é representado pelo anjo azul, vermelho e amarelo, este elemento está relacionado com o intelecto. Aqui n´s vemos uma reafirmação da guirlanda, onde encontramos o intelecto controlando a atividade e a passividade. O elemento água é representado pela águia amarela com auréola vermelha, este elemento está relacionado com os sentimentos, vemos sentimentos claros ( amarelos ). O elemento terra é representado pelo touro cor de pele este elemento está relacionado com o mundo material, ele mostra firmeza e “ pés no chão “, O elemento fogo é representado pelo leão amarelo com a auréola também amarela, está relacionado com a criatividade e a imaginação, mostrando a clareza com que estas atividades se apresentam. As pernas da mulher são o inverso do enforcado, mostram a sensação de liberdade e de todos os caminhos se abrindo e a recebendo. A base vermelha nos pés mostram o conceito de bases sólidas e seguras. O olhar da figura demonstra que apesar da “ perfeição “ adquirida algo ainda à prende ao passado e esse algo ainda interfere em sua vida.


Aspectos Analíticos:


O formato da guirlanda;
As pernas da figura formam um quadrilátero;
A direção do olhar;
A posição da figura.

Posição Correta: Felicidade, harmonia, sucesso, segurança, realização, conclusão, triunfo, recompensa, perfeição, amor universal.
Posição Invertida: Obstáculo a ser superado, ligação às coisas terrenas, sensação de estar preso, desarmonia, tem tudo em mãos mas não sabe lidar com isso.
Sentido Esotérico: A perfeição atingida entre a perfeição ente espírito e matéria, representa também a união de todos os elementos guiados para um único sentido.
Conselho: Não deixe o passado fazer com que você se desligue desse estado bom, em que você está, lembre-se de que o que passou, passou. Viva a sua vida a partir de agora.
Características Psicológicas: Representa a pessoa feliz, alegre, de bem com a vida,em paz consigo e com os outros, harmoniosa.


Nenhum comentário: