quarta-feira, 19 de novembro de 2008

4 - O Louco – Arcano 0 ( ou XXII )

“ Se o homem persistisse em sua loucura tornar-se-ia sábio “
Willian Blake




Detalhes importantes:
A sacola;
O bastão;
O bastão sendo segurado despreocupadamente;
O cão;
O cão o ataca e ele permanece indiferente;
As cores da roupa;
As plantas brancas e verdes.


Simbolismo da carta:
O corpo da figura é vermelho e verde, seus membros cor de pele, seus ombros azuis, seus pés vermelhos, isso representa um conflito de emoções, é como se a figura tivesse vontade de ser ativo mas não faz nada para isso. O amarelo no chapéu representa a vontade atuando, mas mesmo assim não existe uma definição, as partes vermelhas representam uma mente ativa. O cabo que segura a sacola cor de pele é azul ( bem claro ), representando a tentativa de união entre o imperfeito ( humano ) e o perfeito ( divino ). A sacola contém as instruções de que ele dispõe para seguir o seu caminho, ela leva o potencial para se chegar à perfeição ( arcano XXII ) ou para iniciar a jornada do conhecimento ( arcano 0 ). O bastão é carregado despreocupadamente , mostrando a falta de interesse em se impor, em tomar atitudes. O cão rasga sua roupa sem que ele tome providências, ou seja, despreocupação em relação às coisas. Esse cão simboliza suas emoções ( desejos, situações, fatos ) que o perseguem, embora ele as ignore. As plantas representam a possibilidade de transformação. O louco é a única figura que olha para cima, isso representa a possibilidade de ação ou de libertação, reafirmando o significado das plantas.
OBS.: Este arcano é muito extremista, já que pode vir no início do jogo como iniciante na trilha do conhecimento ou no final como a perfeição atingida.
OBS.: A roupa de bobo da corte é apenas um modo de expressar o fato de a figura não levar as coisas à sério, seja porque não conhece e não se interessa ou porque já conhece tudo.


Aspectos Analíticos:



A cabeça e os ombros formam um triângulo ascendente;
A direção do olhar;
A posição da figura.


Posição Correta: Passividade, início de um processo, possibilidades, novos horizontes se abrindo, empolgação, tomada de rumo.
Posição Invertida: Impulso cego, falta de direção, inconseqüência, falta de amadurecimento ( não está nem aí para as coisas ), irresponsabilidade.
Sentido Esotérico: O homem tem tudo o que precisa para chegar à perfeição, basta olhar e avaliar o que tem e saber tomar o rumo certo.
Conselho: Dê mais valor às suas próprias qualidades pois com elas você poderá conseguir tudo o que deseja.
Características Psicológicas: Pessoa distraída, descansada. Não liga para nada, não se preocupa com as coisas, embora todos saibam que tem potencial.

3 comentários:

Gustavo disse...

Parabéns pelo blog, está maravilhoso! Consulto-o constantemente.

Grande abraço,

Gustavo

Unknown disse...

Boolg muuito booom.

Unknown disse...

Muito bom.