quarta-feira, 19 de novembro de 2008

5 - O Mago – Arcano I

“ De outras coisas nunca farás o um,
enquanto não te houveres primeiro, convertido no um.”
Dorn





Detalhes Importantes:
Os quatro elementos da natureza disfarçados sob a forma de objetos em cima da mesa ( matéria );
A oposição cetro / moeda;
A bolsa;
O número de pés da cama;
As várias cores que formam a figura;
As plantas no chão.


Simbolismo da carta:
As cores da roupa do Mago estão em harmonia, representando que há vários caminhos à escolher. Seu chapéu forma a Lemniscata nas cores amarela verde e vermelha, representando a agressividade se transformando em um pensamento lógico e claro para que o Mago possa seguir o seu caminho em direção ao desconhecido.
Seus cabelos são amarelos, representando a pureza e a formação de idéias e aspirações. Seus Braços formam o Aleph, que marca o início de um novo ciclo. Seus ombros formam um círculo representando a espiritualidade. Em cima da mesa quadrada ( matéria ) com três pés ( elevação do material ao espiritual ) estão disfarçados os quatro elementos da natureza: Terra ( moeda / círculo ), Água ( taça / cálice ), Fogo ( punhal / espada ) e Ar ( bastão / cetro ), representando o não conhecimento de suas potencialidades, isto é confirmado pelos objetos em sua mão: o cetro e a moeda ( oposição ) representando a ambiguidade espírito / matéria. A bolsa em cima da mesa representa coisa que ainda não forma descobertas, potenciais ainda ocultos para o Mago. As plantas no chão representam a destruição de uma antiga concepção de vida e o início de outra. O Mago usa sapatos amarelos, representando que o seu caminho é o espiritual. A figura do Mago está virada para a direita e olhando para a esquerda representando a vontade de libertação em busca de novos caminhos, mas como toda libertação exige uma destruição de uma concepção adotada anteriormente, ele ainda se prende ao seu antigo modo de vida. O Mago está em pé, representando que em breve ele tomará uma decisão, que será a de prosseguir o seu caminho em direção à busca de conhecimento.


Aspectos Analíticos:



O chapéu forma a Lemniscata;
Os ombros formam círculos;
A mesa forma um quadrilátero;
Os braços formam o Aleph;
A direção do olhar;
A posição da figura.

Posição Correta: Início de atividades, elevação espiritual, início de uma " jornada ", empenho para se impor, falar e escrever, inteligência elevada, capacidade de aceitar desafios, possibilidade de acabar com uma antiga concepção de vida e iniciar outra melhor, saída de um emprego visando a melhoria.
Posição Invertida: Desconhecimento sobre o que fala, charlatanismo, medo de coisas novas, enganação.
Sentido Esotérico: representa a ingenuidade humana perante as possibilidades que a vida nos dá, a falta de consciência sobre suas potencialidades espirituais e físicas.
Conselho: O Mago têm que tomar cuidado pois pode receber muitos desafios, por isso, é bom estar atento à sua capacidade de julgar, de preferência não aceitando nenhum. Reflita sobre suas ações passadas mas sem prender-se a elas, pois são degraus que levam em direção à ações presentes e futuras.
Características Psicológicas: Representa o homem sonhador, que têm tudo o que precisa na vida mas não sabe ou não dá valor a isso. É realmente um mago, com tendência a procurar o desconhecido e desvendá-lo. É o tipo de pessoa persuasiva, que sabe o que quer e geralmente não se deixa levar pelos outros pois sabe que isso poderá prejudicar o seu desenvolvimento.

Um comentário:

Unknown disse...

A Relacao dos elementos esta invertida. Espada/punhal está como fogo e bastão/cetro como ar.