quarta-feira, 19 de novembro de 2008

19 - A Temperança – Arcano XIIII

“ Cada haste de relva tem o seu anjo,
que se inclina sobre ela e sussurra: cresce, cresce “
Talmude




Detalhes importantes:
O fluxo de água, de três passa para dois;
Não há desperdício de água;
As asas da figura;
As cores azul e vermelha, predominantes;
As plantas no chão.


Simbolismo da carta:
O cabelo amarelo representa a intelectualidade, e é enfeitado por uma flor vermelha que representa um algo a mais, uma qualidade extra, no caso, uma espécie de atividade, impetuosidade, quando necessário. O peito amarelo representa que a figura usa da inteligência para manter-se em harmonia consigo mesma. As roupas em azul e vermelho lembram o Yin / Yang chinês, essas cores não estão em oposição, elas se complementam fazendo com que a figura tenha ambas a as qualidades: atividade / passividade , agressividade / ponderação. Os vasos representam a transformação da energia, alquimia, a água sai em três fluxos de um vaso ( da direita ) e entra em dois no vaso seguinte
( da esquerda ) sem perda de água, representando a harmonia ( “ Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma “ ). Representa também que após a perfeição atingida ( três fluxos ) é preciso voltar a ser dual ( 2 fluxos ) para que ocorra o rompimento com a realidade do mundo físico. É preciso que o ser volte a ser “ imperfeito “ para que seja aceito novamente na sociedade e para que ele possa elevar outros à sua forma de perfeição, essa é a função das asas, após a descida a figura precisa se elevar novamente. O chão em amarelo representa o intelecto, ou seja, as suas intenções se sustentam em bases fortes e bem definidas. O vegetal confirma a idéia de transformação presente na carta. O abdômen cor de pele representa o caráter humano da figura, apesar da perfeição. Uma interessante observação a ser feita sobre esta carta é a correspondência dela com o Selo de Salomão. De acordo com o olhar da figura ( para a esquerda e para baixo ) podemos dizer que ela ainda se prende a acontecimentos passados ( podemos dizer que é um dos motivos de sua volta a um mundo imperfeito.


Aspectos Analíticos:



A direção do olhar;
A posição da figura.

Posição Correta: União de opostos, disciplina, autocontrole, espírito de ajuda, amizade leal, prudência.
Posição Invertida: Falta de controle, de personalidade, corrupção geral, idéias mal intencionadas.
Sentido Esotérico: União de opostos, reconciliação, harmonia.
Conselho: Evite tornar-se muito neutro em relação à acontecimentos e situações.
Características Psicológicas: Pessoa altamente equilibrada e correta ( justa ), está sempre disposta a ajudar, se revela bom companheiro.

OBS.: Para facilitar o entendimento desta carta não podemos nos esquecer que a temperança é uma das quatro virtudes cardeais, são elas:
Prudência: Qualidade da pessoa que age com moderação, comedimento, de forma a evitar tudo o que possa causar danos; moderação. Segundo a religião, a prudência é a virtude que ajuda a inteligência a discernir os meios adequados ao fim sobrenatural;
Justiça: Virtude moral pela qual se atribui a cada indivíduo, o que lhe compete;
Força: Energia moral, possuir grande força de caráter;
Temperança: Virtude moral que disciplina os desejos e as paixões humanas.

Um comentário:

Alberto disse...

O blog é de fato muito bom! Só queria salientar que 4 em algarismos romanos é 5 menos 1, logo se escreve IV e não IIII, logo o numeral 14 é representado como XIV. Fora isso o conteúdo é ótimo. Parabéns pela iniciativa.